quinta-feira, 12 de março de 2015

Não compre gato por lebre!

Dez em cada dez lojas que vendem produtos de madeira, ao serem indagadas se possuem certificação, dizem possuir. E com isso, o cliente compra a peça e segue com sua consciência tranquila para sua casa.
Mas que tipo de certificação é essa? Madeira certificada pelo o quê, por quem, como? Quando estas perguntas começam a surgir, o incômodo por parte do vendedor aumenta.
Uns, respondem que a certificação é do Ibama / DOF. O Ibama não certifica, mas sim emite um documento que é o DOF, Documento de Origem Florestal, que obrigatoriamente é a lei, atestando que a madeira seguiu preceitos legais. Mas você sabia que o Ibama pode emitir documento para uma madeira que provem de áreas desmatadas?

Outros, dizem que é certificada como madeira de redescobrimento. O que é isso? Quem emite isso? Como eu garanto que essa madeira redescoberta não veio de um desmatamento, ou que foi cortada até ilegalmente?
E outros ainda dizem possuir a Certificação com o Selo Verde, do Instituto Socioambiental Chico Mendes. Parece ser um instituto sério, né? Pois te enviam um email convidando para ter um selo destes, onde se paga e não possui nenhuma forma de auditoria. Na minha opinião, um belo golpe.
E com isso, o cliente que pouco entende sobre o assunto vai sendo ludibriado e acredita que está fazendo a compra certa.
Mas poucos conseguem provar que possuem a certificação FSC, ou Conselho de Manejo Florestal. Certificação esta que segue os princípios e critérios que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica. Acesse o link para compreender melhor os princípios: http://br.fsc.org/os-10-princpios.194.htm
Se preferir, também pode acessar o site mundial do FSC, https://ic.fsc.org/index.htm, e perceber que se trata de uma organização internacional com tamanha credibilidade.
E se quer saber qual a melhor forma de conferir se o produto de madeira que está comprando tem realmente a certificação FSC, entre no site e procure pela empresa que deseja saber: http://info.fsc.org

Simples e fácil! E somente assim terá a certeza de que realmente está contribuindo com o planeta!

Cristiano Valle
é sócio proprietário da Tora Brasil, empresa de mobiliário de madeira, que possui certificação FSC.
caso queira saber um pouco mais, clique em www.torabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário